Algumas Vozes

2008/2009

Luciano Gatti, Alberto Guiraldelli

 

     Em 2008 a Companhia foi selecionada pelo 12º Cultura Inglesa Festival para montar o drama Algumas Vozes, do dramaturgo inglês Joe Penhall, e em seguida teve duas temporadas no Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros (2008) e no Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio Salles Gomes (2009).

 

     Em Algumas Vozes, Ray, um jovem emocionalmente instável que, depois de uma internação num hospital psiquiátrico, busca se readaptar à sociedade com o apoio do irmão mais velho, o superprotetor Pete. O frágil equilíbrio de Ray é posto em xeque quando ele se envolve com Laura, uma garota que acaba de romper com o namorado e se descobre grávida. Ray se afasta do controle de Pete e dos remédios que lhe garantem a lucidez, e volta a ser atormentado por vozes que perturbam sua mente.

 

     O texto mergulha na dor e na angústia das incertezas da vida. Joe Penhall parte de personagens bem delineados e de relações humanas conturbadas para explorar a vida das grandes metrópoles.

 

     A montagem permitiu um amadurecimento das técnicas de interpretação dos atores da Companhia, acrescentando à precisão e controle de ritmo exercitados na comédia, o aprofundamento da composição dos personagens através da exploração exaustiva do subtexto, pesquisa de campo em relação à esquizofrenia e a construção cuidadosa do desenvolvimento dos personagens para sustentar a tensão necessária para a realização dos requisitos do drama.

 

    É preciso destacar ainda a trilha sonora realmente original composta especialmente para o espetáculo, algo não tão comum quanto se pensa, e que dá conta do caldeirão músical que é Londres.

 

    Perfeitamente integrada ao espetáculo, a trilha explora o ska, o folk, dub e o melancólico rock britânico, sem contar a música de cena composta e produzida com base nos procedimentos da música eletroacústica contemporânea.  

 

Texto de Joe Penhall

Direção de Mônica Granndo

Tradução de Alberto Guiraldelli

Elenco:    Luciano Gatti

               Alberto Guiraldelli

               Marcela Grandolpho

               Jaques Bento

               Ari Cegatto

               Igor Kovalewski

Cenografia: Fábio Jerônimo

Figurinos: Mônica Granndo

Trilha Sonora Original: Reinaldo Guiraldelli

Iluminação: Vanderlei Conte

Op. de Luz e Som: Bru Sanchez, Esteban Umpierrez, Leandro Paschoal e Rafael Tirelli

Ass. de Direção: Eduardo Chatagnier

Prep. Corporal: Einat Falbel

Ass. de Produção: Marisa Medeiros

ass. de palco: Lucas De Lucca, Fernando Alcântara, Bianca Casemiro e Lívia Figueira

Programação Visual: Denise Voss

Fotos: Karin Sauro, Daniela Pinheiro e Maria Tuca Fanchin

Assessoria de Imprensa: Amália Pereira

Produção: Brancalyone Produções Artísticas (Edinho Rodrigues)